quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vôlei: Superliga terá "série B" a partir de 2012

Por Rodney Brocanelli

A Confederação Brasileira de Voleibol anunciou uma inovação para a disputa da Superliga a partir de 2012. É a criação de uma série B, uma divisão de acesso. Segundo a entidade, a medida visa abrir espaço para times de outras regiões do Brasil e fortalecer a competição como um todo. O campeão dessa segunda divisão terá acesso garantido ao que podemo chamar de elite da Superliga. Segundo o site da ESPN, o pior clube da primeira divisão será rebaixado.

São oito os times que irão disputar a Superliga B: Morro da Fumaça (SC), Sport Clube do Recife (PE), UFC/Ceará (CE) , Clube do Remo (PA), APAV/Canoas (RS), Climed/Atibaia (SP), Santo André (SP) e Funvic/Midiafone (SP). Eles serão divididos em dois grupos, com quatro equipes cada. A formula de disputa será a mesma do Grand Prix feminino de seleções. Uma equipe receberá em casa as outras três para um período específico de partidas. Terminada essa fase, os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais. Serão necessários três jogos para se conhecer os finalistas. O campeão terá vaga garantida na Superliga A para o ano seguinte.

A série B da Superliga feminina terá início em 2013.

Já estava na hora de a CBV fazer algo para tentar desenvolver a modalidade em locais mais distantes do país. Atualmente, o esporte está muito concentrado nas regiões Sudeste e Sul.. Por outro lado, a introdução do rebaixamento na elite da Superliga tem um lado positivo e negativo. O positivo: poderá fazer com que as equipes não se acomodem em determinado momento da competição. Em edições anteriores, as equipes que se afastam da possibilidade de classificação para a fase seguinte, a de mata-mata, entram relaxadas. Por outro lado, o fantasma do descenso poderá fazer com que se introduza um dos piores traços da cultura futebolística: a demissão indiscriminada de treinadores devido a maus resultados. Pior: com isso, não haverá espaço para projetos de crescimento dos clubes a médio ou longo prazo.

Fonte: http://www.laboratoriopop.com.br/geral/oito-equipes-participarao-da-primeira-edicao/534

Um comentário:

  1. A criação da SuperLiga B vem fomentar o crescimento do vôlei a nível nacional. Abrir espaço para outras equipes certamente fortalecerá o esporte em vários aspectos. Quanto a questão de demissão de técnicos, espero que, se acontecer, não seja algo tão recorrente nem tão forte como é no futebol. No mais, estarei na torcida forte pelo time dos amigos da minha universidade (UFC/Ce) e para que a competição seja um sucesso!

    P.S.: Cadê o botãozinho pra gente seguir o blog? :)

    ResponderExcluir